Livros

“Vitalidade não é só a capacidade de persistir, mas também a de recomeçar.” (F. Scott Fitzgerald)

Piedade Moderna
Editora Mondrian
Brasil, 2005
Brasil, Rio de Janeiro. A vida de Alexandre, a princípio, nos parecerá perfeita, mas, depois, pouco a pouco, se mostrará abarrotada de problemas.
Relações em crise, drogas e a consciência da nossa mortalidade desorientam a sua vida; contudo, após superar a sua tendência autodestrutiva, herança paterna, e deixar de lado o imediatismo, doença moderna, ele concretiza o seu processo de amadurecimento e se torna um escritor.
O personagem central vive o dilema básico do sujeito em busca de referências.
Mais Alto que o Fundo do Mar
Atelier Produção Editorial
Portugal, 2008
E se você detestasse o seu emprego? E se a sua relação amorosa não fizesse mais sentido? E se “quem você fosse” estivesse ligado a “aquilo que você possuísse”? Tudo isso não seria, enfim, uma bela oportunidade para que você acabasse com tudo, já que você não estaria realmente vivendo?
Esta é a história de Marco, cuja vida perdeu o sentido, cujos valores se deterioraram, mas que, quando não teve mais para onde ir, ainda foi além. E lá, lá embaixo, perto do lugar onde encontramos a liberdade mais valiosa que existe, ele caiu de cara com a sua felicidade.
Plus Haut que le Fond de la Mer
Edilivre
France, 2018
Vous n’aimez pas votre travail? Votre relation amoureuse n’a plus aucun sens?  Vous êtes trop dépendants de vos besoins matériels? N’y a t-il pas là, une belle opportunité pour en finir avec cette vie ci, que vous n’êtes plus vraiment en train de vivre?
Voici l’histoire de Marco dont la vie a perdu tout sens, dont les valeurs se sont détériorées, mais qui, quand il n’avait plus nulle part où aller, a trouvé un chemin au-delà. Et là-bas, près du lieu où l’on trouve la liberté la plus précieuse qui soit, il fit face à son bonheur.
TELMAH, A Tragédia do Desencontro
Editora Chiado
Portugal, 2019
Quando Hélio Parfia chega a Madri, após o ataque terrorista que assolou o mundo no dia 11 de março de 2004, um furgão quase o atropela na frente de seu hotel. Ao salvá-lo, uma mulher morre em seu lugar.
Nos dias seguintes, enquanto tenta encontrar alguma informação sobre sua heroína, alguém invade seu quarto, rouba suas roupas, e Telmah Millais entra em sua vida com um beijo, como se já o conhecesse há tempos.
Hélio se vê, então, no meio de uma trama ilógica, cada vez mais apaixonado pela desconhecida e desafiando as leis do espaço e do tempo.